segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

FATOS QUE CONHECEMOS... MAS NÃO CONHECEMOS COMPLETAMENTE - 01

COMBUSTÃO ESPONTÂNEA HUMANA

Antes de qualquer coisa gostaria de deixar claro que a palavra "combustão" nada tem a ver com seios fartos!

É complicado falar em combustão humana espontânea (CHE). Teoricamente não seria nada sobrenatural e sim algo biológico. Mas como é raríssimo ouvir falar nisso e, normalmente acontece sem testemunhas, a coisa complica.

Inicialmente vamos a uma definição:

A CHE seria um processo pelo qual um ser humano literalmente arderia em chamas resultante de um calor interno muito intenso provocado por reações químicas internas ao organismo.

Ou seja,...Por algum motivo um sujeito começaria a queimar de dentro pra fora restando apenas suas cinzas carbonizadas no final!

Difícil de engolir, né?

Principalmente por que para um corpo ser carbonizado é necessário um calor de 1.600 graus centígrados!!! Por mais que a gente acredite que possa acontecer, ninguém tem provas ou experiências.

Quem é que vai nos dizer:
-Eu conheci alguém que morreu disso!!!

Ou pelo menos alguém que leu num jornal sobre isso? Imagina na página policial:

Mais um morto por auto combustão no Brasil. Com esses são seis só essa semana. A população pede providencias às autoridades!

Já tentaram relacionar a CHE com o consumo excessivo de álcool. Mas se fosse apenas isso eu tenho pena do resultado do carnaval em Salvador... A cidade ia pegar fogo literalmente assim como a Roma de Nero!

Existem também associações com o fumo. Se isso fosse verdade também teríamos um aviso no fundo da carteira de cigarros: O ministério da saúde adverte. Fumar em excesso pode ocasionar combustão espontânea (e uma foto de um churrasquinho!)

Mas o fato é que existem relatos bem detalhados.O caso mais conhecido data de 1951 e envolve uma senhora chamada Mary Hardy Reeser:

Era uma velha gordinha de 77 anos que vivia na Flórida. Uma bela manhã, uma vizinha foi entregar uma correspondência sem sucesso. Sentiu um cheiro de queimado e, quando pegou na maçaneta sentiu um calor intenso. Chamou então dois homens que trabalhavam ali por perto e pediu que arrombassem a porta. Feito isso eles analisaram o ambiente e viram apenas uma pequena labareda que foi facilmente apagada. Seguiram para o aposento onde a velhinha costumava ficar e a viram... Ou pelo menos o que restava dela. Sua cadeira estava queimada e de seu corpo restavam apenas um pé queimado até o tornozelo, um crânio reduzido (devido ao calor) e alguns ossos. O ambiente ao redor não era compatível com a situação. Existiam alguns objetos queimados ao lado de objetos intactos. Era como se um calor estupidamente intenso fosse bem seletivo no que queria queimar.

E isso é uma das características da CHE .A região queimada é bem delimitada!

Existe um relato questionável com testemunhas... Uma tal de Maybelle Andrews tinha 19 anos e estava dançando com um namorado numa festa quando, de repente surgiram-lhe chamas do peito e das costas, consumindo-a em poucos minutos. Isso é que é uma mulher quente!!!!

Então vamos questionar. Fora o caso da dançarina quente, os outros relatos são mais compatíveis com assassinatos. Podem analisar os casos encontrados na internet. Praticamente todos são bem antigos. Época em que a perícia legal não era tão eficaz.

Mas tem alguns doidos que preferem acreditar em" impulsos psicocinéticos destrutivos" ou "flutuações geomagnéticas".

Acredite no que quiser... Mas na dúvida evite beber e fumar em excesso. Se não te livrar da CHE pelo menos te salva de um câncer no futuro!!!

0 comentários:

Postar um comentário